PROJETO PEDAGÓGICO
TÍTULO:
São Cristóvão e a expansão da
cristandade em Sergipe no século XVI
RESPONSÁVEL:
Cassiano Celestino de Jesus
(Professor Da disciplina de
História)
I –
APRESENTAÇÃO
O presente projeto constitui-se
numa ferramenta que oportunizará aos sujeitos envolvidos perceber a importância
do surgimento da cidade de São Cristóvão na expansão da cristandade em Sergipe
no século XVI.
A
fim de concretizar os objetivos propostos, haverá uma leitura crítica dos
textos e das aulas dadas pelo o professor em sala de aula na disciplina de
História.
Á compreensão da aula a ser ministrada pelo o professor da
disciplina facilitará o trabalho no decorrer da visita nos locais de memória.
II -
JUSTIFICATIVA
O presente projeto intitulado (São Cristóvão e a expansão da
cristandade em Sergipe no século XVI) pertencente
à disciplina de História. Ele surgiu da necessidade de tentar compreender de
que forma deu a expansão do catolicismo português tendo como ferramentas
básicas as igrejas construídas na colonização de Sergipe.
Na visita supervisionada serão
visitados locais históricos onde com base nas explicações do professor em sala
de aula e nos textos trabalhados serão aumentados os conhecimentos de modo a
desenvolver um posicionamento critico.
III–
OBJETIVOS:
3.1. Objetivo Geral:
Compreender a importância das
construções de igrejas para o processo de expansão do catolicismo português em
Sergipe no século XVI.
3.2. Objetivos Específicos:
Demonstrar a importância de igrejas para a expansão da
cristandade.
· Apresentar os criadores de gado e os
jesuítas como porta-vozes do catolicismo no século XVI.
IV – PÚBLICO-ALVO
Alunos do ensino médio.
V - METODOLOGIA
Para atingirmos os objetivos desse projeto adotamos os seguintes
métodos:
1 – Na primeira fase haverá aulas de História mostrando como ocorreu a
colonização no território sergipano, mostrando o papel da religião nesta etapa.
2 – Na segunda fase, através da realização de uma viagem de estudo
supervisionada e de uma aula pública do professor de História Cassiano
Celestino de Jesus
3 – Na terceira fase, os alunos munidos de celular com câmara ou
máquina fotográfica, terão que registrar as localidades conforme as leituras
apreendidas do conteúdo da disciplina e da aula pública do professor;
4- Na quarta fase, os alunos deverão fazer um mapa do trajeto feito
além de um relatório da viagem de estudo e entregar no prazo determinado pelo o
professor.
VI – CRONOGRAMA
Atividades
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Período
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Análise
do conteúdo programático
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De 23
de setembro a 18 de outubro 2013.
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Visita
monitorada a São Cristóvão
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21 de
outubro de 2013.
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Entrega
do mapa e do relatório de viagem.
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28 de
outubro de 2013
|
VII – ROTEIRO DA VISITA MONITORADA (
ROTEIRO DOS JESUÍTAS)
1 - 07h - Encontro dos alunos, inspetores
e professor em frente ao colégio.
2 - 09h30min. – inicio da aula pública com
o professor. A começar pela igreja de são Francisco (praça de são Francisco) em
seguida igreja da matriz (Praça Getúlio Vargas) e após igreja Nossa Senhora do
Carmo (Rua Rosário).
3- 13h- Almoço;
4- 15h – Capela dos capuchinhos.
VIII – Referência
SOUSA, Antônio Lindvaldo. Temas
de História de Sergipe I. São
Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe/ CESAD, 2007.
NUNES, Thetis. Sergipe
Colonial I. São Cristóvão: Editora da UFS;
Aracaju: Fundação Oviedo Teixeira, 2006.
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